Robust Porter

porterO seu nome provém daqueles que no século 18, a altura em que surgiu, seriam os maiores consumidores deste estilo, os “porters”. Estes eram os trabalhadores, ou estivadores, dos portos ingleses e que diariamente bebiam grandes quantidades de cerveja nos escassos momentos em que descansavam do trabalho diário. Esta cerveja também é conhecida por ter sido criada naquilo que se acredita ter sido uma grande implementação tecnológica e/ou económica no fabrico de cerveja. Independentemente de qual das duas foi trata-se de um estilo que fez frente aos grandes produtores de cerveja daquele tempo e substituiu as cervejas produzidas por eles, abrindo caminho aos pequenos produtores.
Servindo de inspiração e caracterizando aquilo que é a nossa essência, sendo um estilo tão revolucionário em termos tecnológicos e económicos e tendo em conta o panorama cervejeiro em Portugal, a Faustino Microcervejeira não poderia de deixar de o produzir sob aquela que é a Marca Maldita. Trata-se de uma cerveja de aromas torrados e sabores presentes a café, a chocolate e a caramelo. Tem uma coloração castanha escura e uma espuma cremosa e que se diferencia do líquido. É encorpada e tem 6,5% vol. de álcool. Deve ser bebida num copo de Pint a uma temperatura que ronde os 10ºC.
Quanto ao Beer Pairing é uma cerveja que fica bem com sabores doces tais como sobremesas ou chocolates Combina igualmente bem com carnes grelhadas devido à caramelização das gorduras.