A Faustino Microcervejeira é uma empresa de produção e comercialização de Cerveja Artesanal. Tem como produtos várias cervejas sob várias marcas que chegam até si com o maior zelo e qualidade que nos é possível.

Para quem não está familiarizado com o conceito de cerveja Artesanal, trata-se na verdade simplesmente na produção de cerveja. Atualmente por razoes económicas existem as chamadas grandes cervejeiras que usam grãos que usualmente não se encontram na cerveja de forma a produzirem em larga escala e a preços reduzidos o que levou a uma necessidade na distinção de ambos os produtos. No mundo cervejeiro toda a cerveja de qualidade é definida por Cerveja artesanal, pois ainda é feita por princípios artesanais, e a cerveja em massa é chamada de refrigerante. Na Faustino Microcervejeira somos uma empresa inovadora e que recorre à melhor tecnologia e equipamentos para fazer cerveja mas mantendo os princípios artesanais. Esses princípios é que distinguem a nossa cerveja e a tornam um produto de qualidade e podem ser definidos por:

– Só são usados ingredientes de cerveja, não acrescentando nenhum aditivo ou intensificador de sabor;

– A nossa cerveja não é filtrada nem esterilizada;

– O gás da nossa cerveja provém da fermentação na garrafa, não havendo qualquer injeção de CO2 para promover espuma ou gás;

Como só usamos ingredientes de cerveja nomeadamente, cevada, lúpulos, leveduras e água, conseguimos obter um produto final que se distingue dos refrigerantes pelo sabor, pelos aromas, pelo gás e até pela espuma.

Também não filtramos a nossa cerveja pois isso retira propriedades à mesma e juntamente com a esterilização elimina qualquer levedura viva. Sabia que em tempos antigos a cerveja era a forma mais segura de se beber água? Isto acontece porque as cervejas têm uma longa duração sem se estragar devido aos microrganismos responsáveis pela fermentação, as leveduras. Estas conseguem sobrepor-se a agentes que invadam o seu meio, a cerveja, matando-os. Devido ao menor teor alcoólico não leva a tanta desidratação quanto outras bebidas alcoólicas. Desta forma uma cerveja Artesanal tem uma validade para ser bebida de cerca de 1 ano. O mais interessante é que devidamente condicionadas as cervejas, dependendo do estilo, duram até 5 ou até mais anos nos casos mais extremos. As nossas cervejas duram todas mais de 1 ano mas como as propriedades se alteram com o passar do tempo, para melhor quase sempre, apenas garantimos esse período para desfrutar daquilo que descrevemos no rótulo.

Como fazemos fermentação na garrafa garantimos sempre que a cerveja vai com levedura viva para o consumidor, o que por um lado apura a cerveja e por outro cria gás na mesma. Devido a essa fermentação na garrafa as nossas cervejas apresentam sempre deposito. Estas cervejas devem ter depósito, pois alem de servir de indicação do processo artesanal demonstra que houve fermentação na garrafa.